RANKING

Ranking ABAD, o mais completo retrato do segmento atacadista distribuidor brasileiro

O Ranking ABAD/Nielsen é realizado anualmente desde 1994, com o objetivo de fornecer uma radiografia do segmento atacadista distribuidor, a partir de respostas elaboradas pelas próprias empresas. Ele é resultado de uma parceria da entidade com a consultoria Nielsen e a FIA (Fundação Instituto de Administração). Os dados obtidos permitem visualizar a evolução do segmento e dos negócios realizados pelas empresas no período, bem como suas relações com a economia como um todo.

Segundo a consultoria Nielsen, 95% dos supermercados pequenos (de um a quatro checkouts) e 40% dos supermercados médios (de cinco a 19 checkouts) são abastecidos por empresas atacadistas distribuidoras. O pequeno e o médio varejo são os que mais atendem os consumidores das classes C, D e E, cujo grande crescimento do poder de compra está mudando o perfil do consumo no país.

Empresas apostam na melhora do ambiente de negócios em 2018. Total de respondentes representa 40,8% do faturamento do atacado

Paralelamente ao levantamento de vendas feito junto aos estabelecimentos do varejo, que indicou uma participação de 53,6% do atacado no mercado de consumo, equivalente à soma de 259,8 bilhões de reais (a preço de varejo), a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, em conjunto com a Nielsen, elaborou o Ranking do setor atacadista distribuidor.

A pesquisa foi feita junto a 614 empresas do canal indireto, que somam um faturamento declarado de 84,9 bilhões de reais ou de 106,1 bilhões de reais (a preço de varejo) e representam 40,8% do faturamento total do setor (veja Quadro Comparativo na página 34). Em linhas gerais, as empresas respondentes mostraram otimismo em relação a 2018 – veja detalhes nos textos seguintes, que analisam o raio X do setor. E os dados revelados permitem uma imersão nos negócios do atacado distribuidor.

Mas antes de examinar os detalhes obtidos pelo estudo, vale destacar que MAI 2018 www.revistadistribuicao.com.br 39 o número de empresas respondentes cresce a cada edição, o que torna as amostragens cada vez mais expressivas. Em 2003, a pesquisa contava com 235 participantes, passou para 249 em 2004, para 289 em 2005, para 328 em 2006, para 337 em 2007, e continuou subindo gradativamente. Em 2016 (ano-base da edição anterior) totalizou 572 respondentes, ou seja, 42 empresas a menos do que o atual levantamento.
















Associação de Distribuidores e Atacadistas do Estado do Pará

Junte-se a nós! Conheça todas as vantagens de ser um associado a ADAPA.

ASSOCIE-SE

Localização:

Av. Governador Magalhães Barata, 651, Sala 08. Ed. Belém Office Center - São Braz - Cep: 66023-240

Cidade:

Belém - PA.

Telefone:

(91) 3259-0597

Newsletter

Receba nosso conteúdo no seu email

© Associação de Distribuidores Atacadistas do Estado do Pará.

Desenvolvido pela agência: