A Distribuidora Tapajós, divisão de atacado farmacêutico do grupo homônimo, viu seu faturamento aumentar 32% nos últimos quatro trimestres, quase o dobro do avanço geral do mercado – da ordem de 17%.
A atacadista mantém quatro centros de distribuição (CDs) nas cidades de Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), que abastecem 3,5 mil farmácias da Região Norte. E o mercado paraense é o alvo prioritário dos investimentos para 2022.
“O potencial do estado é superior a todos os demais somados, o que possibilita acelerar o processo de evolução do market share da distribuição”, comenta Yan Tyll, gerente geral do atacado. Neste ano, a participação da distribuidora na receita total do grupo subiu de 40% para 44%.
Além do Pará, a empresa planeja reforçar presença no Acre, hoje absorvido pelo CD em Rondônia. “Temos um conceito de atuação baseado na capilaridade e na facilidade de atendimento a diferentes nichos do varejo, de grandes redes a farmácias regionais. Essa característica permite exportar esse modelo para outras regiões”, avalia o executivo.
“Estamos focando nossas energias também na expansão de nossa rede de franquias, da bandeira Flexfarma. Com isso, damos a todos os nossos clientes independentes a oportunidade de adquirir, junto com a bandeira, toda a experiência que temos há anos no varejo farmacêutico, com nosso suporte comercial”, completa.
Com respaldo de 180 fornecedores da indústria e outras distribuidoras, a atacadista disponibiliza um portfólio superior a 14 mil SKUs, entre medicamentos éticos, genéricos, similares e produtos de higiene pessoal e beleza.
Aposta na tecnologia
A transformação digital vem dando o tom às operações da distribuidora. A Tapajós automatizou neste ano o sistema de agendamento dos pedidos, além de implementar plataformas para monitorar os recebimentos nos CDs e a destinação dos produtos até os pontos de venda. “Agora estamos nos preparando para lançar o e-commerce próprio do atacado e um sistema que acompanhará online a performance da força de vendas”, finaliza Tyll.
Comentários